Fazenda aplica o conceito de cadeia de valor para aprimorar serviços, processos e transparência 03/07/2023 - 13:46
A Secretaria da Fazenda colocou em prática um mapeamento detalhado de todas as atividades que desempenha, implementando da análise de cadeia de valor, hoje presente entre os melhores métodos de gestão. O objetivo do trabalho é aprimorar os serviços que a Fazenda e a Receita Estadual oferecem à sociedade paranaense.
O processo já mapeou cerca de 70% da cadeia da Secretaria, e vem identificando maneiras de melhorar os processos, otimizar os recursos e aumentar a eficiência e a qualidade dos trabalhos internos. A previsão é de que o mapeamento, iniciado há dois anos, seja completado até o fim de 2024.
“O desenvolvimento e atualização de uma cadeia de valor é essencial para o bum funcionamento de qualquer organização”, diz o auditor fiscal Rafael Hammerschmidt, que integra o grupo de trabalho da cadeia de valor.
O mapeamento da cadeia de valor é uma ferramenta que foi criada por Michael Porter, professor da Harvard Business School, com o objetivo de fortalecer os elos de uma organização com seu público externo e interno. Ele permite, por exemplo, a compreensão de como diferentes processos, de equipes diversas, estão interligados e como se relacionam nas várias atividades.
No caso da Fazenda, entram na análise as atividades-chave, de gestão orçamentária, arrecadação de impostos, controle fiscal e serviços ao contribuinte, bem como operações de suporte, como recursos humanos, desenvolvimento tecnológico e de estudos conjunturais.
O processo revela oportunidades de inovação e diferenciação. Ao analisar cada atividade da cadeia, são identificados os pontos que podem ser aperfeiçoados por meio de tecnologias, melhor distribuição de tarefas ou outros aspectos.
A análise da cadeia de valor ocorre a partir do gerenciamento desenvolvido pelo Escritório de Processos da Secretaria. “Buscamos um conjunto de ações voltadas à construção de soluções coletivas e desafios gerenciais comuns às áreas da estrutura da SEFA, à modernização da gestão e a busca por maior eficiência e eficácia na execução das atividades”, diz Rafael.
A implementação da Arquitetura de Processos completa a estratégia. “De modo geral, com uma visão plena da secretaria, sabemos com precisão tudo o que acontece nas operações e temos um ponto de partida para mudanças”, completa o auditor.